Untitled

R. Mal. Deodoro, n. 51, Cj. 1805 e 1810, 18º Andar - 

Curitiba - PR, Brasil. CEP: 80.020-320.

41. 3221-1022

41 99801-0011

  • Instagram ícone social

Estado do Paraná passa a integrar Indicadores do Registro Imobiliário do Brasil

July 29, 2019

Levantamento tem como principal intuito tornar as informações do registro de imóveis mais acessíveis para a população, agentes do mercado e órgãos públicos

 

Maringá (PR) – A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) lança no próximo dia 05 de agosto, o Projeto Indicadores Imobiliários do Paraná. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), a Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp), a Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (Arirj), o Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRISC) e o apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a iniciativa integrará o estudo Indicadores do Registro Imobiliário, lançado no início junto com o Governo Federal.

 

“A publicação dos Indicadores do Registro Imobiliário preenche a lacuna de informação de forma cabal, e abre possibilidades de análise para os investidores e para o Poder Público, seja para a realização de novos investimentos, seja para a definição de políticas públicas mais efetivas”, explica o presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Gabriel Fernando do Amaral.

 

Segundo Amaral, “o Registro de Imóveis do Brasil nasceu com a função de tornar possível o mercado de crédito com garantia real imobiliária. O DNA dos cartórios está estruturado para recepcionar as necessidades do mercado imobiliário e de crédito, e atuar de maneira ordenada e previsível, para que os agentes que movimentam a economia alcancem seus objetivos com segurança jurídica”. “Nosso maior interesse com este projeto é incorporar as ferramentas que a tecnologia da informação coloca à nossa disposição para proporcionarmos um serviço ainda mais ágil ao cidadão”, diz.

 

Para o coordenador de Pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Eduardo Zylberstajn, o projeto vem para contribuir com a dinamização da economia. “O mercado imobiliário é o principal mercado em qualquer economia minimamente desenvolvida. A divulgação de indicadores permite que ele funcione melhor, porque todos os que participam (compradores, vendedores, proprietários, investidores etc.) ficam em melhores condições para tomarem decisões. Portanto, é um ganho para todo o País”.

 

Com a entrada da Aripar no Índice do Registro de Imóveis do Brasil, o Estado do Paraná terá pela primeira vez uma cidade integrando o levantamento. O município escolhido para o início desta integração é Maringá, localizado no norte do Estado. Com base nas informações concedidas pelos quatro cartórios de registro de imóveis da localidade, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizou um estudo sobre às operações imobiliárias registradas na região.

 

“Como a iniciativa é conjunta com registradores de outros Estados e está relacionada à melhoria do Brasil no ranking Doing Business do Banco Mundial, demos prioridade aos respondentes do relatório, Rio de Janeiro e São Paulo. Agora que nossa vez chegou, a expectativa é que possamos contribuir para a melhoria do ambiente de negócios do Brasil no Estado do Paraná, fornecendo as informações que as pessoas precisam para realizar seus negócios”, explicou Amaral.

 

Segundo Amaral, a Aripar “já conta com dados de várias regiões do Estado do Paraná para o desenvolvimento dos Indicadores, mas a escolha de Maringá é um reconhecimento ao esforço e sinergia dos registradores imobiliários da cidade”, explica. “Além do trabalho de inovação que tem sido estimulado em várias frentes, como de tecnologia aplicada ao serviço, melhoria no atendimento ao usuário, e treinamento de escreventes, os registradores de Maringá foram os primeiros do Estado a fornecer voluntariamente, e no prazo hábil, os dados necessários para a produção dos Indicadores”, completou.

 

O evento de lançamento do Projeto Indicadores Imobiliários do Paraná será realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), em Maringá, no Paraná, no próximo dia 05 de agosto.

 

Sobre a Aripar

A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) é a entidade representativa dos oficiais de registro de imóveis do Estado do Paraná. Fundada em 21 de outubro de 2017, a Aripar é uma entidade sem fins lucrativos cujos esforços estão concentrados em perseguir melhoria constante para o serviço registral imobiliário paranaense, sempre almejando a excelência.

Serviço

Evento: Lançamento do Projeto Indicadores Imobiliários do Paraná

Data: 05 de agosto

Local: ACIM (Associação Comercial e Industrial de Maringá) – Rua Vereador Basílio Sautchuk, 388 - Zona 01, Maringá (PR)

Horário: 19h

 

Fonte: Assessoria de imprensa Aripar 

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive